DOCUMENTARIO DO VEC 2




Em 12 de abril, o jornal anunciou em manchete: “Renascença deseja comprar do Atlético o passe de Ubaldo”. O clube do Bairro Renascença ofereceu 50 mil cruzeiros pela liberação do jogador, e os entendimentos foram rápidos, devido ao interesse das partes. Ubaldo assinou contrato por um ano, “nas bases normais do grêmio e mais um emprego na fábrica, com salário na base de 10 mil cruzeiros”. O grupo de jogadores estava dispensado para a semana santa, e a apresentação do novo contratado ocorreu apenas na terça-feira seguinte, dia 19.

O Renascença era treinado por Lucas Miranda, grande companheiro de Ubaldo na equipe do Atlético nos anos 1950. O jogador agradou em seu primeiro treino: “Contrariando os prognósticos de alguns observadores, o centroavante demonstrou estar em boas condições físicas, pelo que Lucas mostra-se esperançoso de haver resolvido um dos problemas que de há muito lhe causa preocupações”, publicou o EM de 20 de abril.

A estreia de Ubaldo foi anunciada para o domingo dia 24, num amistoso contra o Vespasiano Esporte Clube, em Vespasiano. Mas o atacante acabou não jogando na vitória do Renascença por 3 a 1, porque sentiu leve entorse no joelho. O primeiro jogo com a nova camisa foi na abertura da 2ª Copa Belo Horizonte, contra o América, no Barro Preto, em 28 de abril – o Cruzeiro seria o campeão daquele ano, e o Renascença, do ano seguinte.


O VESPASIANO VENCEU O VICE-CAMPEÃO CARIOCA - 1956

Derrotado o Esporte Clube Suburbano por 8x0 comemorando o 40º aniversário da tradicional agremiação.
Os tentos foram marcados por : Batista(2),Núbio(2),Jairo(2),Toninho(2).
Time do VEC - Toninho,Zezé e Indio, Marcelo,Marly (Marcilio)e Hermogenes,Jairo,Núbio,Batista (Cotote),Nonô e Toninho II.

O VESPASIANO É CAMPEÃO COM MUITA GENTE NOVA
No último compromisso pela rodada final do campeontao de 1967,sob a presidência de Fábio Salomão, com o time do Cauê, o Vespasiano venceu por 4x3, jogou com o seguinte time:
Pezão,Jairo, Fantoni,Nonô e Murilo;Arantes e Robson;Airton (Ailton),Luiz Carlos,
Nizio e Toninho, quase o mesmo que atuou nas principais partidas do returno. O Cauê foi derrotado com Batista;Imbé,Nelson,João e Benga;Luiz e Tourinha,Paulinho,Pelau,Jeremias e Fábio. No apito estava o juiz da DFA, Dagomi Sacramento. Marcaram para o campeão, Robson,Luiz Carlos e Nizio(2), e para otime perdedor,Jeremias,Tourinha e Pelau.
Técnico Afonso Silva
Jogadores inscritos e campeão - Pezão,Jairo,Roberto,Fernando,Fantoni,Nonô,Murilo,Arantes,Ornellas, Robson,Jadir,Tino,Airton,Luiz Carlos,Nisio,Ailton e Toninho.
O Vespasiano desta maneira, consegue pela terceira vez, na história dos campeonatos da Liga Intermunicipal de Vespasiano levantar o título máximo. Campeão Vespasiano,1959,1960,1965,1966,1967.
Como parte das comemorações pela conquista do título sera oferecido uma homenagem ao ex-presidente e jogador senhor Bodé.

O VESPASIANO SAGROU-SE BI-CAMPEÃO 1961/1962
Confirmando os prognósticos o Vespasiano voltou a derrotar, o Itaú, de São José da Lapa, noos próprios dominios do adversário, na decisão do título da Liga Intermunicipal de Vespasiano, desta feita pelo escore de 2x1, o que lhe valeu o titulo de bi-campeão.
Os tentos do qudro vencedor forma marcados por Tonimho, aos 25 minutos da fase inicial e Nem,aos 15 do período derradeiro, enquanto que Sonita ¨féz o ¨goal¨do Itaú.
As equipes atuaram assim constituidas:
VESPASIANO - Baiano,Silvio eNozinho;Núbio,Nonô e Dinho;Zé Metido,Jairo,De Deus(Zinho), Toninho e Nem(Nilo).
ITAÚ - Vicente,Longuito e Chaves;Jota,Airton e Pelé;Alemão,Murilinho,Márcio,Sonita(Lilico).
A PRELIMINAR
Na preliminar, o juvenil do Vespasiano abateu o Barcelona de BH, por 11x1. Os tentos dos vencedores foram de autoria de Buião(3),Dinho(3),Zé Carlos(3), Roberto e Geraldino, jogando o quadro com: Silvio(Pedro),Lindolfo e Zexé;Pão,Melado e Roberto;Zé Carlos,Buião,Geraldinho;Nenem e Isaias (Zé Cabeção).
COMEMORAÇÃO
Terminado o cotejo principal, os atletas do quadro local foram homenageados pelo presidente Vinicius Salomão com jantar, no restaurante Elite, e à noite, na sede social do Clube, houve um baile.

O 46º ANIVERSÁRIO DO VESPASIANO - ANO DE - ANO DE 1962
Comemorando o seu 46º aniversário de fundação, data também expressiva o esporte interiorano, do qual é um dos mais destacados representantes, o VEC, da vizinha cidade que lhe empresta o nome, fez realizar, no dia 29 último, em sua praça de esporte, atraente festival constante de diversas provas, efetuando a noite em sua sede social, movimentado baile.
VITORIA
Na prova de honra, o gremio aniversariante, preliando contra o Comercial, de Sabará, correspondeu o favoritismo,pois cumprindo atuação destacada derrotou o seu adversário pela elevada contagem de 6x0. Toda a equipe do Clube de Nonô atuou bem, sendo os tentos de autoria de Jairo (2),Zinho(2),Toninho e Nonô. O quadro vencedor foi o seguinte: Baiano;Nozinho e Núbio;Dinho,Nonô e Joãozinho(Indio),Toninho, De Deus e Zinho.O árbitro foi Valfredo Macedo Veiga,com bom trabalho e a renda somou CR$24.800,00.
AS DEMAIS PROVAS
Nas demais provas, o juvenil do clube aniversariante derrotou o quadro de igual categoria do Monte Castelo, de BeloHorizonte, por 2x1, tornando a equipe vencedora com Silvio; Gê e Lindolfo;Nozico,SilvioII e Tiãozinho;Roberto,Buião,Geraldinho,Zé Melado e Wilton.

DERROTADO PEDRO LEOPOLDO PELO VESPASIANO 2x0
O Pedro Leopoldo foi derrotado domingo pelo Vespasiano Campeão de 1961, em jogo realizado no campo deste.Os Pedroleopoldenses embora atuassem com seu quadro completo não conseguiram vencer ao grande entusiasmo e fibra dos adverários.
OS GOLS
Os gols da partida foram marcados por Afonso,ex-jogador do Atlético e João de Deus. A partida foi dirigida pelo jiz Alencar Faria, tendo rendido a quantia de 22 mil cruzeiros.
OS QUADROS
Os dois quadros formaram:
VESPASIANO - Luiz,Nozinho e Núbio;Dinho,Nonô e Indio;Jairo,Afonso,Toninho,João de Deus e Zinho.
PEDRO LEOPOLDO - Eduardo,Ocário e Joel;Fernando,Mirim e Reinaldo;Evaldo,Pelau,Gilberto,Antenor e Dano.

NOTAS DA VÁRZEA (Diário da Tarde)
O campeonato da Liga Municipal de Vespasiano,congregando clube locais, de Lagoa Santa,Pedro Leopoldo,São José da Lapa,Santa Luzia, teve prosseguimento na tarde de último domingo, destacando -se o encontro Fluminense de Lagoa Santa e Vespasiano como principal encontro da rodada. De fato, os dois times fizeram por onde merecer o prestigo do numero público que acorreu ao camo do Vespasiano, pois, do primeiro ao último instante, lutaram,sem esmorecimento, em busca do triunfo. A maior categoria do Vespasiano prevaleceu, porquanto, o entusiasmo com que se bateu o ticolor não foi suficiente para um equilibrio de forças. Por isso mesmo, a vitória do Vespasiano por 3x0, atestou a nitida superioridade de seus atacantes sobre os defensores do Fluminense.
QUADROS :
VESPASIANO - Luiz;João e Núbio;Joaquim,Anselmo e Tinho;Jairo,Adilio,Zinho,De Deus e Toninho.
FLUMINENSE- Leu;Gerson e Grilo;Bernardino, Jajá e Tite;Quirino,Valdir.Omar,Mazola e Valério.
Construiram o placar Zinho (2) e Jairo(1).
Trabalho correto apresentou o juiz Clarisson da Rocha da P.M.F., auxiliado por Fernando correa e Geraldo Alves dos Santos.

VESPASIANO DERROTOU O ROSÁRIO : 3X2
O time de amadores do Rosário, SUPER-CAMPEÃO amador de Belo Horizonte, jogou ontem, na cidade de Vespasiano,contra o Vespasiano, sendo derrotado por 3x2.
O primeiro tempo terminou com o resultado de 1x1. Novais, marcou para o Rosário e Jairo, para o Vespasiano.No segundo tempo, Joãozinho marcou dois gols para o time local, aos 10 e 29 minutos e Tesourinha diminuiu para o Rosário, aos 40 minutos, terminando a partida com a vitória do Vespasiano, por 3x2.
Times:
VESPASIANO - Pesão, Alencar e Araújo;Murilo,Barrão e Joãozinho;João de Deus,Jadir,Nenem,Jairo e Estrêla.
ROSÁRIO - Só Rolha,Magelae Anselmo;Dirceu,Rodriguese Edson;Rui,tó,Novais,Pedro e Tesourinha.
O condutor da partida D.F.A. foi Murilo José Santiago, com atuação tranquila.

NOTAS DA VÁRZEA

O certame da Liga Intermunicipal de Esportes teve posseguimento, domingo, destacando-se o encontro entre o VESPASIANO E. C. e O INDEPENDENTE F.C., velhos rivais de Vespasiano como principal da terceira rodada do turno. De fato, o ¨classico¨ voltou a movimentar os torcedores, fato atestado pela arrecadação: mais de Cr$70.000,00. Por outro lado, correspondeu plenamente a expectativa, pois o Vespasiano e Independente proporcionaram um espetáculo repleto de emoções, salientando o Independente pela maior objetividade de seus atacantes, fato qu lhe garantiu vitoriora-se, por 3x2. Deve-se ressaltar que durante os 33 anos de sua existência, jamais conseguiu bater o Vespasiano, motivo que tornou bem mais significativo o seu feito.
AS DUAS EQUIPES:
INDEPENDENTE - Itamar; Elio e Cirilo;Srará,Ferreira e Deu;Daniel,Praia,Ivanir,Ruarinho e Cid.
VESPASIANO - Luiz;João e Núbio;Zé, Dário e Joaquim;Dinho,Adilio, De Deus,Toninho e Márcio.
Artitragem correta de Simão Waxman, auxiliado por Luiz de Souza e Aldair Trindade.

PUBLICAÇAO DO DIÁRIO DA TARDE COLUNA HÁ 50 ANOS (27 de setembro de 202)
Eram comemorado os 36 anos do Vespasiano Esporte Clube. A missa festiva era celebrada pelo padre José Senabre Sarroman.

VESPASIANO VENCEU O TIME DO FRIMISA
Preliando na segunda rodada do certame deste ano, promovido pela LigaMunicipal de Futebol de Vespasiano, o VEC teve como adversário, anteotem em sua cancha, o Frimiza da cidade de Santa Luzia, derrotando-o pela contagem dde 6x3. O quadro vencedo, que é o campeão do ano passado e campeão ¨Initium¨de 1962, atuou assim constituido: Luiz,Nozinho,Núbio,Dinho,Nonó e indio; JairoAraújo,Toninho,De Deus e Zinho.

VESPASIANO , 2 x 0
Com gols de Paulinho e Cid, o VEC venceu por 2 a 0 o Independente, no grande clássico amador de Vespasiano, disputado no Estádio Miguel Chalup, Quadro do VEC: Abdala,Jamil,Perfume, Marcílio e Eduardo; Geraldinho e Carlão; Estrela, Paulinho,Cid e Furtado. Qaudro do Independente: Wilson,Lúcio,Fontana,Sérgio e Eliseu;Roberto e Luiz;Pingo,Getúlio,Daninho e Eder.




Pedro Maria e seu filho Jânio com a camisa do Prata da Casa
Pedro Maria sendo homenageado na entrega das faixas campeão dos Junior de 1997, VEC.
Pedro Maria, Jãnio, Tito,Adão Cunha,Jairo

Pedro Maria, Jânio,Jairo, Adão Cunha, Beto ao fundo e ao lado um dos craques do VEC Batista.





UM DOS MAIORES IDOLO DO VESPASIANO ESPORTE CLUBE .
Veio para jogar no time do ASAS pertencente a Aeronautica.Infelizmente ficou parado quase um ano por problemas no joelho.
João de Deus Laporaes, chegou em Vespasiano na data de 1958, com 27 anos para jogar no time do Vespasiano.Estreou em março de 1958, jogando na ponta esquerda, contra o time do Olaria F.Clube do Rio de Janeiro que excursionava por estas paradas.Logo nos 15 primeiros minutos por desacerto da defesa o Olaria fazia 4x 0 m depois, conseguiram fazer mais um no segundo tempo terminando a partida em 5x0. O Olaria vinha invicto ,era um timaço, não perdendo para nenhum time. Ele estranhou o campo do VEC por ser pequeno.
Lembra dos companheiros que fazia parte do time: goleiro - Toninho meio-quilo,João Araújo,
Joaquim Tilapia, Tito, Nõno,Zé Metido,Marcilio. Todos já jogavam no profissional do ASAS.
João Araújo e Batista jogaram no Atlético.
DeDeus como era chamado, jogou em plena forma mais ou menos por 10 anos no VEC.
Em 1964 foi chamado para jogar no time do Lagoa Santa, pois fariam uma excursão em Brasilia. Inaugurou o placar nas duas partidas que realizaram fazendo 02 gols. Toninho e Hélio também foram participar na despedida do Edson Tortino.
Lembra da rivalidade entre o VEC eo Independente , faziam 15 anos que não disputavam uma partida, em 25 de maio de 1958 o Vespasiano jogou e ganhou do Independente pelo placar de 4 x 0. Joguei como ponta de lança posição que gostava de jogar era de meio de campo.Lembra dos Presidente da época Bodê e Rui da Varginha, também de Vino.
Disse que um dos mais entusiasmado do VEC era o Zé Aguiar, fazia desfile dos times, jornais, convocava a torcida e até treinava o time. E, setembro de 1962 este deu um retrato a mim com os seguintes dizeres ¨Ao DeDeus pela sua dedicadissima presença no VEC, do amigo e admirador.¨ Na partida contra o Independente os gols foram de 01 toninho, 2 nôno
, 1 jairo,Time : Jão Araújo, Joaquim,Aleixo,Tito, Nôno,Núbio,Jairo,Adilio,Dirceu,DeDeus,Toninho.
Lembra em 13/05/1962 contra o Lagoa Santa time da 1ª divisão, o placar foi de 5 x o para o VEC. jogou Núbio,Luiz, Toninho,Anselmo,Jõazinho,Adilio,Jairo,Afonso,DeDeus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário